quarta-feira, 14 de novembro de 2012


Atividade 3.1 - "Contextualizando a mudança: da teoria à prática"

Objetivo:
Diante da necessidade de dialogar e compreender a realidade dos alunos, reflita sobre as questões apresentadas a seguir e explicite seu ponto de vista produzindo um pequeno texto a ser compartilhado.

 Pontos para sua reflexão:
- Quais são as estratégias que utilizo e/ou considero que podem ser úteis para estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo? De que forma as tecnologias podem auxiliar nisso?


Ao longo do curso pudemos perceber que as tecnologias estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, principalmente no mundo do trabalho, e por isso, a escola deve se adequar a essa nova realidade e aos novos alunos que a frequentam, conciliando essa nova prática ao fazer escolar.A partir do momento que nossos alunos passam a ter o contato com o conhecimento e com os diversos tipos de informação, através de computadores, televisão, enfim com os meios tecnológicos disponíveis, a escola deixa de ser o referencial para o saber e, com isso, nos deparamos com um enorme distanciamento entre alunos e professores, entre escola e aprendizagem. Dessa forma, a escola e os professores devem enxergar essas novas tecnologias como forma de atrair os alunos para o conhecer, e ainda, agir como um mediador, entre o aluno e o conhecimento, ao deixar que o próprio aluno construa seus saberes.Uma maneira de colocar a teoria em prática é promover, a cada início de um novo conteúdo, um diálogo com os alunos sobre o que eles sabem sobre o assunto, suas opiniões, críticas e questionamentos. Sempre peço a todos para fazerem uma breve pesquisa sobre o tema na internet e produzir um comentário sobre o que pesquisaram, e introduzo a matéria a partir do que eles próprios julgaram ser mais importante e/ou interessante. Além disso, a cada encerramento de conteúdo procuro apresentar sob forma de slides ou até mesmo vídeos o que foi apresentado, creio que o aspecto visual, é fator importante na efetivação da aprendizagem.Porém, a realidade da escola pública no Brasil contrasta com esses avanços tecnológicos, em dois pontos que devemos considerar: não há estrutura disponível em todas as escolas e que contemple todos os professores ao mesmo tempo, havendo grande necessidade de investimento nesse aspecto. E, ainda que as tecnologias façam parte na nossa “cultura popular”, como dito por Pedro Demo, parcela significativa dos alunos não tem acesso a essas tecnologias e, a outra parte não as usa em prol do desenvolvimento intelectual e cognitivo, mas sim como forma de distração. O desafio ainda é grande e a escola deverá vencer para que continue cumprindo o seu papel: promover a formação de cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário