sábado, 10 de novembro de 2012

atividade 2.3 e 2.4 - Conceituando hipertexto

Objetivo:
Elabore sua conceituação sobre hipertexto, utilizando o que leu até agora. A proposta é criar um texto curto, de no máximo uma página, com uma colagem de colaborações retiradas do que você leu e também adicionar algum comentário ou intervenção sua.


A internet, ou Web, é uma base de dados gigantesca que funciona através de hipertexto, que permite acesso a arquivos da internet de forma gráfica. O sucesso da Web é graças ao hipertexto, pois ele é a forma gráfica sob a qual os arquivos da internet nos são apresentados. Este formato de representação textual aparece de diversas formas, que são interligados através das palavras-chave a outros arquivos. O interessante desse formato é a interligação entre os conteúdos, ao tornar a navegação mais simples e agradável. Pois através dos hiperlinks, ou seja, ligações de hipertexto, a partir de um único click sobre uma imagem, texto e etc., é possível ser redirecionado para qualquer site existente na rede, relacionado ou não com o tema da busca.
Na própria internet são apresentadas várias conceituações sobre o Hipertexto e suas funcionalidades, e na maioria lida, é exaltada a importância do hipertexto, por ser um instrumento que possibilita a compilação de dados interligados a partir de um único arquivo. Como pode ser visto nas conceituações abaixo:

“Hipertexto consiste nos tópicos e nas suas ligações, os tópicos podem ser parágrafos, frases, expressões ou simples palavras. Um hipertexto é como um livro impresso no qual o autor tem disponíveis um par de tesouras para cortar e colar pedaços de outros textos, de tamanho conveniente. A diferença é que um hipertexto electrónico não se dissolve num desordenado conjunto de anotações, o autor define a sua estrutura na forma como cria as ligações entre essas anotações”.
Bolter, J. (1991), Writing Space: The Computer, Hypertext, and the History of Writing, Lawrence Erlbaum Associates.

"Hipertexto, no seu nível mais básico, é um manipulador de bases de dados, que permite ligar páginas informativas usando links que os associam. Num nível mais alargado, hipertexto é um ambiente de software em que se realiza trabalho colaborativo, comunicação, e aquisição de conhecimentos. As características deste software estimulam o cérebro para armazenar e recuperar informação, fazendo uso de links para um acesso rápido e intuitivo". Fiderio, J. (1988), A Grand Vision--Hypertext mimics the brain's ability to access information quickly and intuitively by reference. Byte Magazine, Vol. 13, Nº 10. October 1988

"Hipertexto é uma forma diferente de literatura em que o uso do computador transcende a linearidade, os limites e as qualidades da tradicional forma de escrita de textos” Landow, G., Delany, P. (1991), Hypermedia and Literary Studies. Cambridge: Massachusetts Institute of Technology Press.
           
Os atrativos do hipertexto são o seu formato, em que as informações estão disponíveis de uma forma linear, semelhante a uma corda que se faz vários nós um ao lado do outro, e a interligação com uma variedade de informações e assuntos com temáticas diversas. Além disso, esse formato de apresentação é atualmente um importante instrumento para a produção de conhecimento, servindo tanto como um recurso auxiliar do professor, quanto como motivador de uma maior autonomia do aluno na busca pelo conhecimento, possibilitado pela experiência de navegar na internet e na infinidade de informações que estão contidas dentro dela.
A maior autonomia por parte dos alunos e a possibilidade de seguirem o seu próprio ritmo tornam-se um fator motivador e, conseqüentemente, a aprendizagens mais significativas. Para isso, porém, é necessário saber utilizar esse instrumento, cabendo ao professor conduzir essa tarefa.

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